LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

20 de agosto de 2012

CIDADES CRIATIVAS

Cidades Criativas


Publicado em 22 de julho de 2012 por Patricia.
No lançamento do livro “Rio Cidade Criativa – a cultura como o quarto pilar do desenvolvimento – organizado por Regina Miranda a partir do Fórum e dos Diálogos organizados por ela em 2011 com diversas pessoas dedicadas a pensar o tema Cidades Criativas. Tive o prazer de fazer parte deste seleto time.

Como uma cidade pode construir para seus cidadãos um futuro que seja próspero, atraente e acessível? Cada cidade tem os seus desafios, mas o futuro está nas cidades nas quais as pessoas têm prazer em viver e pensam com alegria que seus filhos e netos poderão continuar ali.

A cidade criativa não é aquela que apenas congrega artistas, mas a que estimula a inovação em todos os campos, acolhe a diversidade como um rico ecossistema, propiciando o maior número de trocas e interações entre seus habitantes e todos que por lá passarem. A cidade criativa promove oportunidades para descobertas, experiências e novidades sem abrir mão de sua identidade e do cuidado com o seu acervo e suas memórias.

Com as oportunidades de encontros e interações que oferecem, as cidades são pontos nevrálgicos para o desenvolvimento de soluções que contribuam para o enfrentamento da crise na qual nos encontramos.

A capacidade de imaginar, sonhar e arriscar trazida pelos artistas e criadores leva ao desenvolvimento de moinhos de vento que planam no ar, bombas d’água movidas pela brincadeira das crianças, um canudo que purifica água… A cada dia surgem novas ideias em diferentes lugares do mundo trazendo soluções criativas para problemas cotidianos.

Mas as pessoas precisam acreditar nisso, desejar uma vida assim. Em vez de sonhar com um carro do ano, sonhar com uma praça cheia de árvores perto de casa, com mais tempo livre para se dedicar ao que gosta. É uma imensa revolução cultural. A mudança de hábitos voltada para a sustentabilidade precisa se tornar desejável. E, para isso, as pessoas precisam ver essas mudanças como algo que lhes confere valor, que as torna uma referência positiva em seu grupo social.

Um movimento que requer uma mudança nos estilos de vida precisa contribuir para dar sentido à vida das pessoas e as ajudar a refletir sobre a maneira como querem viver. Precisa oferecer alternativas para uma vida atraente, que proporcione prazer e não culpa.

A arte traz o inesperado, desperta sensibilidade, provoca reflexão e pode levar as pessoas a olharem as questões por ângulos diferentes do que o fazem em seus cotidianos. Pode despertar nelas o prazer do intangível, do fruir estético, mostrar-lhes uma vida melhor e mais rica do que o consumo desenfreado que destrói o planeta sem construir felicidade.

A sustentabilidade das cidades e do planeta depende de novas estruturas econômicas e de governança, de novas tecnologias e de novos hábitos. São muitas revoluções simultâneas em um curto espaço de tempo. O desafio é imenso.

Uma cidade sustentável precisa a dimensão da criatividade, proporcionar oportunidades de contato com nossas forças íntimas que só a arte proporciona, para despertar a consciência que se torna a força motriz do processo de transformação. Podemos ter a vida que queremos e um futuro muito melhor do que o que sonhamos agora.

O processo da Agenda 21 Local vem promovendo encontros entre os diferentes grupos sociais e de interesses em cidades do mundo todo em busca de consenso sobre o futuro que se deseja e como chegar lá. O movimento Cidades Criativas é parte importante do processo de construção deste futuro.
Sobre a autora
Patricia Kranz é consultora em gestão de projetos participativos voltados para o desenvolvimento sustentável. Com foco em estratégias de comunicação e mobilização, cria e desenvolve metodologias, dinâmicas e conteúdo de apoio a ações nas áreas ambiental e social.

Patricia já escreveu 11 posts

Recebido da seguidora Nádia Rouefski