LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

1 de junho de 2012

IMAGEM HISTÓRICA DA GUERRA DO VIETNÃ COMPLETA 40 ANOS



Garota da foto simbolizou o sofrimento do povo vietnamita durante o conflito.
HOJE, ELA ESTA CASADA E TEM UM FILHO

Foto vencedora do prêmio Pulitzer marcou a guerra do Vietnã
Há quarenta anos, Kim Phuc, aos nove anos de idade, foi fotografada em um momento de desespero e dor. A imagem rodou o mundo ganhando destaque por apresentar a situação vulnerável das mulheres e crianças durante a guerra do Vietnã e acabou vencendo um prêmio Pulitzer.

A cena mostra o momento em que um grupo de crianças tenta fugir de um bombardeio aéreo americano em Trang Bang, no Vietnã. A imagem foi feita no dia 8 de junho de 1972 pelo fotografo Nick Ut. A personagem principal da foto, Kim Phuc, aparece no centro nua e chorando.
O bombardeio do Exército americano deveria atingir apenas as tropas inimigas, porém, por um erro de cálculo, os combatentes aliados e civis que estavam na região foram atingidos. As bombas eram de napalm, material altamente inflamável que não só explodia ao atingir o alvo, como também deixava um grande rastro de fogo. Com esta arma, os americanos ampliavam o número de baixas inimigas, e também geravam grande medo nas tropas opositoras que temiam as queimaduras causadas pelo produto químico.

Kim está nua na imagem porque o napalm chegou a atingir seu corpo, queimando toda a sua roupa. Logo depois de efetuada a fotografia, ela perdeu a consciência e desmaiou. Um terço do seu corpo ficou marcado pelas queimaduras de terceiro grau causadas pela bomba. Ela ficou treze meses se recuperando no hospital.

Na foto está seu irmão mais novo, Phan Thanh Tam, que perdeu um dos olhos. Do lado direito dela estão seus primos Ho Van Bom e Ho Thi Ting. Seguindo o grupo, estão alguns soldados do Vietnã do Sul, aliados dos EUA durante a guerra.

Kim Phuc tem hoje 49 anos e possui um filho. Em consequência da súbita notoriedade, ela participou de diversos eventos públicos em homenagem às vitimas da guerra. Entre as aparições, Kim chegou a se encontrar com a rainha britânica, Elizabeth 2ª em Londres no ano 2000. Um livro e um documentário com a história dela foram produzidos relembrando a trajetória da sobrevivente de guerra.

A guerra pelo domínio do país durou mais de 19 anos e colocou americanos e comunistas em confronto direto no auge da guerra fria. O conflito acabou no dia 30 de abril de 1975, quando as forças comunistas do norte do país conseguiram dominar o Vietnã do Sul, expulsando os americanos de uma vez por todas. Estima-se que entre um e cinco milhões de vietnamitas morreram durante todo o confronto, quando somente 58 mil americanos sofreram baixa.

Hoje em dia o país continua sob o domínio dos comunistas, mesmo assim, americanos e vietnamitas, apesar da guerra, conseguiram reconstruir a relação diplomática.


COMENTÁRIO DO TOCHA: NA ÉPOCA A FOTO DA MENINA CORREU O MUNDO E DEPOIMENTOS DE PESSOAS DE TODOS OS PAÍSES NÃO ENCONTRARAM PALAVRAS PARA MOSTRAR, PRINCIPALMENTE, QUE NÃO ENTENDIAM E NÃO COMPREENDIAM

PORQUE CÍVIS TEM QUE SOFRER AS CONSEQÊNCIAS DOS DESENTENDIMENTOS QUE SE TRANSFOMAM EM GUERRA.

QUE ESTA REPORTAGEM POSSA SER UMA REFLEXÃO E A CERTEZA DE QUE DEPENDE DE VOCÊ, DE CADA UM DE NÓS, A CONQUISTA DA PAZ , PORQUE A GUERRA NADA MAIS É DO QUE A FALTA , NAS PESSOAS, EM CADA LAR, DE : NOBREZA, RESPONSABILIDADE, ENTENDIMENTO E DE DEUS EM SUAS VIDAS.