LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

21 de janeiro de 2011

BÚFALOS SÃO ATRAIDOS AO SOM DO VIOLINO DO PECUARISTA ANTONIO CARLOS

Fotos: Deyse Cruz


Pecuarista usa o som do violino para atrair búfalos no Vale do Rio Pardo
Apaixonado por instrumentos musicais e pelos animais que cria, Trierweiler descobriu uma curiosa forma de unir as duas paixões

Quando o delicado arco encontra as cordas do violino e faz emergir as primeiras notas, ao longe o rebanho ergue a cabeça, fareja o som e começa a deixar o pasto de lado. No Sítio dos Búfalos, como em uma marcha ensaiada, um a um e enfileirados, os animais buscam o som da melodia e se aproximam do músico.

É em General Câmara, no Vale do Rio Pardo, que vive um homem capaz de encantar com acordes delicados esses animais de aparência feroz. Façanha intrigante que garantiu ao pecuarista Antônio Carlos Trierweiler, 47 anos, a alcunha de encantador de búfalos.

Quando as primeiras notas alcançam o rebanho, Trierweiler une duas paixões: os búfalos e a música. Assim como fazem atualmente os seus animais, Trierweiler seguiu o som das melodias por toda sua vida. Ao contrário dos búfalos, que só se inspiram com a canção Amazing Grace, famosa na voz de Elvis Presley, o veterinário, também formado em Direito, aventurou-se em diversos estilos e instrumentos musicais.

A mãe adorava música clássica e, quando adolescente, aos 14 anos, o pecuarista teve aulas de violão clássico e piano. Um acidente com uma porta de vidro, sofrido dois anos antes, castigou os tendões da mão direita. Quando começou a evoluir nas partituras, o piano se tornou um sofrimento.

–Toda vez que tentava tocar sentia muita dor. Sem ter como evoluir no piano, desisti – relembra Trierweiler.

As aulas de violão resistiram por mais tempo, mas ele precisou escolher entre a música e a universidade. Para tocar o instrumento, era preciso deixar as unhas da mão direita compridas. Luxo que o jovem estudante de veterinária não poderia se dar. Pela dor e pela faculdade, deixou a arte de lado.

O reencontro com a música

Assim como a música, a curiosidade pelos búfalos surgiu na adolescência. Morador de Porto Alegre, ele via os animais quando visitava a fazenda do avô, em General Câmara, onde um vizinho estava entre os grandes criadores da raça na região. Com o curso de veterinária, o interesse pelos búfalos aumentou, e a música era um dom apagado. Já formado, mudou-se para a fazenda e iniciou seu rebanho, no início dos anos 1980. Se dedicou tanto que atualmente é um especialista e faz palestras sobre os animais. Foi apenas duas décadas depois, em 2000, que o reencontro com os instrumentos musicais aconteceu.

Aos 37 anos, o criador descobriu que podia conduzir o arco com a mão direita, sem desconforto, e começou a tocar violino. Dedicado, logo entrou para a Orquestra de Concertos de Lajeado e a Orquestra Jovem Unisc, em Santa Cruz do Sul. Durante um ensaio, na varanda de casa, viu os animais reagirem à música pela primeira vez:

– Quando toquei Amazing Grace os animais pararam de pastar e começaram a me seguir.

Um animal especial

Intrigado, o músico começou a fazer testes em horários e locais diferentes. Não importava o momento, os animais sempre deixavam o pasto e começavam a segui-lo. Desde então, todas as vezes em que quer mostrá-los para alguém só é necessário tocar a música e os grandalhões de pelagem negra surgem em passos lentos. A façanha dispensou o uso de cavalos no trabalho. Para trocá-los de potreiro, basta assumir o papel de músico que o rebanho o segue.

Um dos animais, de tão manso que se tornou, ganhou regalias do dono. Os búfalos criados na fazenda – cem cabeças atualmente – são vendidos para o abate. O de número 16 foi poupado. O coração falou mais alto:

– Me apeguei a ele, preferi deixá-lo no campo, como touro.

TEDI VISITOU OBRAS NOS POSTOS DE SAUDE DE MACABUZINHO E VILA TAVARES


Tedi visitou obras nos Postos de Saúde de Macabuzinho e Vila Tavares
Os postos de Saúde das localidades de Vila Tavares e do segundo distrito – Macabuzinho estão passando por uma completa reforma. A Prefeitura está realizando melhorias significativas nas unidades, como troca e colocação de novo piso, reforma de toda estrutura elétrica e repintura dos postos. O investimento vai beneficiar a população de vários bairros em torno das comunidades. A prefeita visitou as unidades, acompanhada da secretária municipal de Promoção Social Juliane Coutinho.
Segundo a prefeita Lídia Mercedes – Tedi, as obras vão garantir a descentralização dos atendimentos da área de saúde na sede do município, ou seja, levará mais saúde para o homem do campo e sua família. "O agricultor merece a nossa atenção. O investimento na saúde pública de qualidade é uma prioridade para a Prefeitura e vamos dotar Macabu de um novo e moderno equipamento de saúde com essas reformas", enfatizou Tedi durante visita às obras.
Atendimento - Em função das obras de reforma, os usuários que freqüentam as Unidades de Saúde, estão sendo encaminhados para outros postos de Saúde da região, incluindo o Ambulatório Geral, que é referência neste tipo de procedimento no bairro da Bocaina. Mesmo assim, o atendimento volta à normalização assim que as obras forem concluídas. Durante este período, um funcionário orienta todos os usuários sobre os atendimentos.
Com a reforma das Unidades de Saúde, será possível dentro de poucos meses, os moradores de Vila Tavares e Macabuzinho contarem com um amplo e moderno espaço para atendimento médico. “Essa reforma trará mais conforto as comunidades. Assim que reformados os Postos vão seguir os padrões do Ministério da Saúde”, disse Tedi.
Estima-se que com a inauguração dos Postos, cerca de 500 famílias deverão ser atendidas nas unidades. “Esse número poderá dobrar se começar a atender as comunidades de Santa Catarina, São Henry, Curato – que são locais próximo, e é o que esperamos. Visitando as obras estou tendo um contato mais próximo com as comunidades. Considero isso sempre muito importante, porque é possível verificar de perto as necessidades da população. Sempre que posso, saio do gabinete e essas visitas são muito proveitosas”, observou a prefeita. As obras devem ser concluídas até o início de março, é o que garante o secretário de Obras Eliezer Custódio – Careta.

CASIMIRO DE ABREU INAUGUROU CRECHE EM BARRA DE SÃO JOÃO




Prefeitura de Casimiro de Abreu inaugura
creche modelo em Barra de São João

O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, inaugurou na última quinta-feira (20), a Creche Municipal Gelio Alves Faria, no distrito de Barra de São João. Localizada na Rua Desejo, no bairro Vila Nova, a creche tem 947m² de área construída e 2.130m² de área total e vai atender até 200 crianças. As aulas terão início no dia 02 de fevereiro.
O espaço foi construído de forma ecologicamente correta, com captação de água de chuva para jardinagem e limpeza da área externa e com pátio interno com prisma de ventilação e iluminação, além de janelas amplas, para aumentar a claridade e propiciar a economia de energia. A construção custou aos cofres públicos R$1,3 milhão e gerou 82 empregos diretos.
“Trata-se de um importante investimento do governo a serviço da comunidade. Os pais poderão ficar tranquilos, pois os seus filhos estarão num local amplo e de qualidade, monitorados por profissionais qualificadas da Secretaria de Educação. Agradeço a todos que contribuíram para a construção deste espaço. Hoje é dia de festa para toda a população, em especial a de Barra de São João”, disse o prefeito.
A creche foi dividida em quatro blocos: educação infantil, área recreativa, área administrativa e área de serviços. Na área interna, voltada para as crianças, foram construídas seis salas, dois berçários- que inclui o fraldário-, uma sala de estímulos, um lactário e três banheiros- todos adaptados para crianças e portadores de necessidades especiais. O pátio interno, de grama sintética, tem 52 m².
A área administrativa terá secretaria, almoxarifado, arquivo, consultório, banheiro e sala de professores. No setor de serviços há refeitório, cozinha, despensa, lavanderia e vestiário para funcionários. O pátio externo, de 350 m², tem uma área verde, um parque e um anfiteatro.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Inês Ávila, ainda há vagas disponíveis no local para crianças de seis meses a quatro anos. “Todo o calendário da rede municipal terá início no próximo dia 02. Os responsáveis devem entrar em contato com a secretaria de educação para deixar os nomes dos alunos em um cadastro”, disse, acrescentando: “É uma emoção muito grande estar em Barra de São João inaugurando esta creche. Tivemos que ampliar o quadro de funcionários com mais merendeira e professores para atender bem a demanda. O projeto foi muito bem executado, pois aproveitamos todos os espaços”, finalizou Maria Inês.

Deputado federal
prestigia evento

Presente na festa de inauguração, o deputado federal Dr. Aluízio (PV) ficou encantado com a obra e declarou que este novo espaço vai servir de modelo para toda a região. “Fiquei encantado com a obra, a qualidade e a proposta do governo. Quando a gente vê uma pré-escola noto duas preocupações: uma com a criança e outra com a família. O prefeito está de parabéns pela iniciativa de investir em educação. Toda a população deve se orgulhar deste projeto que é modelo na região. Estou deslumbrado”, contou.
Durante a solenidade de inauguração um momento de muita emoção marcou a todos os convidados. Um vídeo em homenagem a Gelio Alves Faria foi exibido sob os olhares atentos de sua família, presente no local, autoridades e comunidade.
Também estiveram presentes secretários municipais, a diretora da creche, Vanusa Almeida, os vereadores João Medeiros (PSC) e Bitó (PRTB), o ex-prefeito Nassim Pereira Gonçalves e membros da sociedade civil. A prefeitura já deu início a construção da próxima creche municipal no distrito de Rio Dourado.

População aprova
novas instalações

Mais de 300 pessoas estiveram presentes na inauguração da Creche Municipal Gelio Alves Faria, em Barra de São João. O semblante de orgulho e deslumbramento pela obra era visível no rosto da população.
“Moro há 72 anos em Barra de São João e nunca vi um prefeito fazer uma obra deste porte e tão bonita na cidade. A Prefeitura de Casimiro de Abreu está de parabéns pelo investimento que fez na área da educação, que é tão importante”, disse a aposentada Yolanda Silva Fernandes.
Já Carlos Moreira Nunes, conhecido como Jibóia, era outro morador encantado com a obra feita pela prefeitura. “Nunca presenciei uma obra como essa no distrito de Barra de São João. Moro há 46 anos na cidade e estou encantado com o investimento feito pela prefeitura. Todos do governo estão de parabéns”, contou.
O prefeito Antônio Marcos aproveitou a oportunidade para entregar as chaves dos novos veículos adquiridos pela prefeitura para as secretarias de Saúde, Administração, Fazenda, Assistência Social e Assessoria de Comunicação. “Estamos renovando a frota da prefeitura para otimizar nosso trabalho e, assim, atender melhor a população”, frisou o prefeito.

TALENTO REVELADO EM CASIMIRO DE ABREU



Talento revelado pelo Projeto Construir dá exemplo e alça voo mais alto
Foto:Luana Azevedo
Aos 24 anos, o jovem Jefson Rosa Florêncio prepara mudança para o Rio de Janeiro. Tesoureiro do Fundo Municipal de Assistência Social nos últimos dois anos, ele assumirá o cargo de analista de sistemas do SERPRO- Serviço Federal de Pro-cessamento de Dados, órgão do Ministério do Planejamento. Há dez anos, Jefson passou pelo “Projeto Construir” da Prefeitura de Casimiro de Abreu que auxilia muitos jovens.
Conhecido pelo apelido de Jefinho, o rapaz tem trabalho reconhecido e elogiado nos diversos setores da Prefeitura por onde passou. “Fiquei três anos no Centro de Processamento de Dados até os 18 anos. Na Assistência Social, fui auxiliar administrativo, e nos últimos dois anos, tesoureiro. Em 2008, prestei concurso público federal, fui convocado, e em fevereiro assumo a função de analista de sistemas”, disse.
Para Jefson, a mudança para a capital do Estado significa crescimento profissional e financeiro, além de reconhecimento pelo esforço e dedicação aos estudos. Formado em Sistema de Informação pela UNIGRANRIO, em 2008, ele foi bolsista integral do Pró Uni, benefício público federal aos estudantes universitários. “Graças à Prefeitura de Casimiro de Abreu, consegui minha primeira oportunidade no serviço público através do Projeto Construir. Procurei valorizar todas as chances que me foram dadas, inclusive na participação da gestão do atual prefeito Antônio Marcos”, disse.
Filho do auxiliar de cargas Janilson Florêncio e da dona de casa Odete Rosa, Jefson é o primogênito de quatro irmãos. Segundo ele, os pais estão apreensivos quanto à mudança dele para a cidade grande, mas também muito felizes com a conquista do filho. “Sou muito grato aos meus pais e à família que possuo. Pretendo continuar fazendo o melhor trabalho possível”.
Para a secretária de Assistência Social, Rosana Lélia Machado, o analista de sistemas é exemplo de profissionalismo e dedicação. “A Secretaria de Assistência Social desenvolve vários projetos profissionalizantes com adolescentes. Jefson é resultado de investimento de dinheiro e ensino público, além de exemplo de esforço pessoal. Serve de modelo para outros tantos jovens da cidade”, comenta. Jefson Florêncio vai mudar de endereço e cidade, mas manterá a raiz em Casimiro de Abreu. “Agradeço a todos com quem trabalhei. Espero continuar sendo útil a todos”, despede-se.