LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

27 de outubro de 2010

RECICLAGEM - FECHAR SACOS DE MANTIMENTOS

Idéia para reciclar tampas de pet
Corte logo abaixo do gargalo usando tesoura, estilete ou outro cortador...



Passe o saco plástico por dentro do gargalo cortado...



Depois basta fechar com a tampa.
E pode usar nas embalagens de mantimentos, pães etc.

DIVULGUE! O PLANETA AGRADECE

NOVA ESPÉCIE É DESCOBERTA A CADA TRÊS DIAS NA AMAZÔNIA


NAGOYA, Japão (AFP) - Uma nova espécie é descoberta a cada três dias em média na região da Amazônia, destaca um relatório divulgado em Nagoia (Japão) pela organização World Wildlife Fund (WWF), que adverte contra um "cenário espantoso" - o desaparecimento desta incrível diversidade.

PUBLICIDADE
Uma rã com um surpreendente desenho de chamas na cabeça, um papagaio calvo de cores brilhantes ou uma sucuri de quatro metros são algumas das espécies descobertas na última década, indica o documento da WWF.


Atualmente, a diversidade biológica está mais bem documentada do que nunca, seja em zonas desérticas, selvas ou nos oceanos, mas os vários estudos realizados chegam invariavelmente à mesma conclusão: algumas atividades humanas representam uma preocupante ameaça para a biodiversidade.


Entre 1999 e 2009, mais de 1.200 novas espécies foram identificadas na região amazônica, segundo o relatório "Amazônia viva" da WWF, publicado durante a X Conferência do Convênio sobre a Diversidade Biológica (CDB).


O surpreendente e colorido inventário apresenta as descobertas recentes feitas na região, que envolve nove países: 637 plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 16 pássaros e 39 mamíferos.


Um silurídeo gigante foi descoberto em 2005 no rio Amazonas. Outra espécie deste "peixe Golias", que media 1,5 metro e pesava 32 quilos, foi capturado em 2007 na Venezuela.


Entre os répteis, uma nova espécie de tartaruga, 28 serpentes e 26 lagartos foram catalogados na década.


A descoberta do papagaio calvo em 2002 foi uma verdadeira surpresa, segundo a organização, que questiona como foi possível um animal tão colorido e tão grande não ter sido identificado antes.


Um golfinho de rio boliviano, sete macacos, dois porcos-espinhos e 13 ratos estão entre as novas espécies de mamíferos identificados.


"Esta região incrível se encontra sob pressão em consequência da atividade humana. A paisagem está mudando rapidamente", afirmou Francisco Ruiz, que coordenou a elaboração do relatório do WWF.


"Depois de séculos de intervenção humana muito limitada na região nos últimos 50 anos a humanidade provocou a destruição de pelo menos 17% da selva amazônica", declarou, antes de destacar a crescente demanda por terra (gado, cultivo de soja e biocombustíveis).


Para Jean-Christophe Vié, do programa de espécies da União Internacional para a Preservação da Natureza (UICN), corre-se "o risco de que as pessoas pensem: 'não há porque se preocupar, já que aparecem espécies novas todos os dias'. Mas, na realidade, não 'aparecem', são descobertas ou descritas, o que é bastante diferente".


Segundo a UICN, uma em cada três espécies de anfíbio e uma em cada espécies de ave, além de mais de uma em cada cinco espécies de mamífero correm o risco de desaparecer.


As negociações internacionais para frear o alarmante ritmo de extinção, no entanto, têm sido prejudicadas por desacordos entre países ricos e pobres durante a primeira semana de discussões em Nagoia, concluída no domingo.

GIOVANA MODAS INAUGURADA EM UNAMAR















Edlene Sobreira tem experiência de mais de 40 anos no ramo de roupas.
Há mais de 15 anos residindo em Unamar inaugurou sua loja especializada em roupas femininas,
masculinas e uma grande variedade de roupas com temas evangélicos.
Um detalhe muito importante: na loja Giovana Modas você encontra também roupas tamanhos 48 a 60.
Faça uma visita: Rodovia Amaral Peixoto Km 133 lt 4 - em frente a Ana Luz (22) 9263 0480

M & G FESTAS É SUCESSO EM UNAMAR

VOCÊ AGORA TEM TUDO O QUE PRECISA PARA REALIZAR A SUA FESTA:
* ARTIGOS PARA FESTAS
* ANIMAÇÃO
* TRANSFORMASHOW
* DECORAÇÃO
* BOLOS E DOCES FINOS
* ALUGUÉL DE FESTAS
* BUFFET COMPLETO
* FOTOGRAFIAS E FILMAGENS


















Goreth e Vanessa aguarda você para realizar o sonho de sua grande festa: casamento, aniversário, festa fantasia, bodas, formatura, etc... afinal são mais de 14 anos de experiência, competência e dedicação.
Há mais de um ano residindo em Unamar, há quatro meses inauguraram a loja de festas que, comprovadamente, é um sucesso.
Faça um orçamento sem compromisso: Edmilson esta a sua disposição para atender e esclarecer todas as suas dúvidas: Rodovia Amaral Peixoto, Km 134 numero 400 em Unamar ao lado da Secaf - (22) 3700 6060 e 9998 3405

LBV MARICÁ - CRIANÇAS PARTICIPARAM DE PASSEIO EDUCTIVO





Buscando enriquecer o conhecimento que as crianças possuem com o tema: “Boa Vontade para mudar os Hábitos”, do 8º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, que será realizado em 2011, a Legião da Boa Vontade todos os anos contribui para o desenvolvimento pleno da criança e desperta o interesse pelos valores solidários da Espiritualidade Ecumênica, apresentando a Boa Vontade como imprescindível fator na mudança de hábitos, para melhor.

As crianças que fazem parte do Programa LBV - Criança Futuro no Presente, em Maricá, região litorânea do RJ, participaram de um passeio em uma das comunidades da Cidade, no qual um dos objetivos foi levá-las a respeitar ao próximo e compartilhar com as crianças da localidade, entregando brinquedos e alimentos aos menos favorecidos.


outro passeio inesquecível foi à Lagoa de Araçatiba, em Maricá, onde elas puderam ter um maior contato com o meio ambiente e a preservação da natureza. Os meninos e meninas atendidos pela LBV exerceram sua cidadania ecológica retirando pequenas quantidades de lixo, colocarando peixinhos na lagoa e focando a preservação da vida, além de divertiram-se muito.


Como afirma o educador Paiva Netto: “ Criança faz bem aos olhos. Criança faz bem ao coração”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Maricá, RJ, o Centro Comunitário e Educacional da LBV está localizado na Av. Vereador Francisco Sabino da Costa 259 — Centro. Para outras informações, ligue: (21) 2634-2027.


Colaboração: Denilson Batista e Monique Conceição.

BALEIAS EM EXTINÇÃO - O FIM DAS BALEIAS








Caros amigos, Muitas baleias estão entre o 1/3 de toda a vida no planeta que está à beira da extinção. Governos estão se reunindo esta semana para considerar um plano ousado de proteger 20% dos oceanos e terra firme até 2020.

Nós só temos alguns dias e um chamado internacional poderá fazer a diferença. Clique para assinar a petição pelo plano 20/20 e encaminhe este alerta:

Hoje existem apenas 300 baleias francas do atlântico norte e 99% das baleias azuis já foram eliminadas. Estes majestosos gigantes estão ameaçadas de extinção e seu caso está sendo usado como exemplo repetidamente. Mas na realidade, um terço de todas as formas de vida no planeta estão à beira da extinção.

O mundo natural está sendo esmagado pela atividade humana, poluição e exploração. Mas existe um plano para salvá-lo - um acordo mundial para criar, financiar e implementar áreas protegidas cobrindo 20% das nossas terras e mares até 2020. Agora mesmo, 193 governos estão reunidos no Japão para enfrentar esta crise.

Nós só temos 3 dias até o fim desta reunião crucial. Especialistas dizem que os políticos estão hesitantes em adotar um objetivo tão ambicioso, mas que um clamor público mundial poderá fazer a diferença, mostrando aos governantes que os olhos do mundo estão sobre eles. Clique para assinar a petição urgente e encaminhe este email amplamente - a mensagem será entregue diretamente para a reunião no Japão:

http://www.avaaz.org/po/o_fim_das_baleias/?vl

Ironicamente 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Os nossos governos já deveriam estar caminhando para "uma redução significativa da taxa atual da perda da biodiversidade". Eles falharam repetidamente, cedendo para a indústria e trocando assim a proteção das espécies por lucros limitados. Nossos animais, plantas, oceanos, florestas, solos e rios estão sufocando sob fardos imensos de super-exploração e outras pressões.

Os seres humanos são a principal causa desta destruição. Mas podemos reverter a situação - já salvamos espécies da extinção antes. As causas do declínio da biodiversidade são vastas e salvá-la vai exigir uma guinada das promessas vagas, sem clareza de quem financia a proteção, para um plano ousado, com fiscalização rigorosa e financiamento sério. O plano de 20/20 é justamente isto: os governos serão forçados a executar programas rigorosos para garantir que 20% das nossas terras sejam protegidas até 2020, e para isso aumentar drasticamente o financiamento.

Tem que ser agora. Em todo o mundo o quadro está cada vez mais sombrio - há apenas 3.200 tigres na natureza, os peixes dos oceanos estão se esgotando e nós estamos perdendo fontes de alimentos ricos para a monocultura. A natureza é resistente, mas temos que prover espaços seguros para ela se recuperar. É por isso que esta reunião é fundamental - é um momento decisivo para acelerar ações baseadas em compromissos claros para proteger nossos recursos naturais.

Se os nossos governos sentirem a pressão esmagadora do público para serem corajosos nós podemos convencê-los a aderirem ao plano de 20/20 nesta reunião. Mas para isto vamos precisar que cada um de nós que está recebendo esta mensagem, faça-a ecoar até chegar na convenção no Japão. Assine esta petição urgente abaixo e depois encaminhe-a amplamente:

http://www.avaaz.org/po/o_fim_das_baleias/?vl
Este ano os membros da Avaaz tiveram um papel fundamental na proteção dos elefantes, defendendo a proibição da caça às baleias, e garantindo a maior Reserva Marinha do mundo nas Ilhas Chagos. Nossa comunidade tem mostrado que podemos definir objectivos ambiciosos - e vencer. Esta campanha é a próxima etapa na batalha essencial para criar o mundo que a maioria de nós em todos os lugares querem - onde os recursos naturais e das espécies são valorizados e o nosso planeta está protegido para as futuras gerações.

http://www.avaaz.org/po/o_fim_das_baleias/?vl

Com esperança,
Alice, Iain, Emma, Ricken, Paula, Benjamin, Mia, David, Graziela, Ben, eo resto da equipe da Avaaz
Leia mais:
Estudo revela risco de extinção enfrentado por diversas espécies animais
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/10/estudo-revela-risco-de-extincao-enfrentado-por-diversas-especies-animais.html
Sob risco de colapso
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101027/not_imp630350,0.php
Planeta precisa dobrar área continental protegida para conservar a biodiversidade
http://colunas.epoca.globo.com/planeta/2010/10/25/criar-mais-areas-protegidas-e-o-caminho-para-conservar-a-biodiversidade/

Brasil rejeita acordo parcial sobre biodiversidade
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-rejeita-acordo-parcial-sobre-biodiversidade,630071,0.htm

CASO ERENICE: NÃO CUSTA NADA FICAR POR DENTRO DAS COISAS

Empresária confirma à PF que filho de Erenice recebeu propina

Vannildo Mendes / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
Em depoimento de mais de duas horas à Polícia Federal, a empresária Ana Veloso Corsini confirmou ontem que seu irmão, o piloto de motocross Luís Corsini, pagou propina de R$ 40 mil a Israel Guerra, filho da ex-ministra Erenice Guerra (Casa Civil), pela intermediação de um patrocínio de R$ 200 mil da Eletrobrás, em 2008. Com isso, o delegado Roberval Vivalvi, encarregado do inquérito, deve preparar o indiciamento de Israel.
Segundo relato de Ana Veloso, o patrocínio estava "entravado" e chegou a ser recusado, quando Israel, apresentado ao piloto, ofereceu-se para reverter a situação, alegando que "a mãe e a tia" o ajudariam a remover as dificuldades.
A tia a quem Israel se referia seria a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, substituída por Erenice no cargo em março deste ano, quando ela se desincompatibilizou para disputar a Presidência pelo PT. Erenice é braço direito de Dilma desde 2003, quando a candidata tornou-se ministra de Minas e Energia. A Eletrobrás era a área onde as duas exerciam mais influência. A candidata nega envolvimento com os atos atribuídos aos familiares da ex-colaboradora.
Ana contou à polícia que, de fato, após a intermediação de Israel, a Eletrobrás reconsiderou o projeto de patrocínio à equipe Corsini Racing e o dinheiro saiu em duas parcelas - em julho e agosto de 2008. Ela relatou que, atento às datas de liberação, o filho de Erenice fez pressões pelo imediato pagamento da sua "comissão". Como Corsini demorou a efetuar o pagamento, ele intensificou a cobrança e estendeu as pressões a Ana, que trabalha na equipe. Ela disse ter ficado chocada com a situação. "Foi chantagem mesmo e eu vim aqui reafirmar tudo em detalhes", disse ela, ao chegar para depor.
Corsini depôs na quinta-feira e confirmou que a propina foi paga em duas parcelas, uma em dinheiro, no valor de R$ 24 mil e a outra, de R$ 16 mil, em cheque.

XADREZ GIGANTE


Um programador de computadores, Steve Hassenplug, é um antigo desenvolvedor de Lego robotizado. Procurando algo maior e mais ousado, decidiu construir um gigantesco tabuleiro. Apesar de se tratar de uma tecnologia de ponta, diz respeito a um jogo milenar: ele construiu um tabuleiro de Xadrez em tamanho humano.

A ideia dele, como alguns já podem ter adivinhado, veio do filme do Harry Potter. Quando Steve assistia com os filhos ao segundo filme da série de sucesso mundial, Harry Potter e a Câmara Secreta. Na história, os bruxos jogam um xadrez onde as peças eram do tamanho deles, que montavam nas peças. Daí foi tirada a inspiração para levar a ideia ao mundo real.

BARRA - OPERAÇÃO "VIA LEGAL"



Operação “Via Legal” combate as irregularidades nas vias públicas do bairro | foto de Margareth Santos

Crianças pedindo dinheiro, artistas fazendo malabarismos, mulheres entregando panfletos, homens vendendo todo tipo de produtos e adolescentes insistindo em lavar os vidros dos carros: estas cenas já fazem parte da paisagem do Rio de Janeiro. E quando parecia que estaríamos fadados a conviver eternamente com essa situação, uma iniciativa inédita de autoridades da Barra da Tijuca está mudando o cenário com respaldo da lei e colocando ordem na casa, por assim dizer. A ideia surgiu de uma reunião entre os Delegados da 16º DP, Raphael Willis, e da 42ª DP, Carolina Salomão, do Promotor do 9º Juizado Especial Criminal da Barra (JECrim), Márcio Almeida, e do Secretário Especial da Ordem Pública (Seop), Alex Costa.
A Operação “Via Legal”, que teve início em 19 de julho e não tem data para terminar, percorre as Avenidas das Américas, Sernambetiba, Ayrton Senna e Armando Lombardi, na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, fiscalizando atividades irregulares de adultos e crianças nos sinais de trânsito do bairro. A ação acontece diariamente, inclusive nos fins de semana, em dois horários, no período da manhã e da tarde. Participam da operação oito policiais civis e três militares, agentes da Seop e do controle urbano, cinco veículos, incluindo van e viaturas descaracterizadas, e uma assistente social. “A demanda surgiu das reclamações dos moradores nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança, especialmente das mulheres, que se sentiam ameaçadas e constrangidas nos sinais de trânsito. Diante disso, nós nos baseamos na Lei Municipal 1876/92, e traçamos um plano de ação”, comenta Carolina Salomão.
“Resolvemos fazer algo efetivo para combater essas pessoas que ficavam nos sinais jogando água, vendendo coisas, pedindo esmolas e todas as demais irregularidades que estavam nas vias públicas. Chegamos a um denominador, encontramos algumas capitulações legais para autuá-los de forma regular e montamos a Operação ‘Via Legal’. Em dois meses houve uma redução de cerca de 80% da atuação dessas pessoas nos sinais da região”, afirma Raphael Willis. O Coordenador do Barra Bacana, Tenente Diógenes Trindade, afirma que em certos dias e determinados horários a equipe já enfrenta dificuldades para encontrar pessoas atuando nos semáforos. “Com a rotina diária da operação, as pessoas percebem que está havendo fiscalização e, como são espertas, a tendência é que elas deixem essas áreas e passem a agir em outros locais”, declara.
No início da operação, a polícia notou que algumas pessoas estavam mudando a hora de atuação e foi necessária uma adaptação. Ao ser autuado pela primeira vez, o infrator tem direito a um benefício legal junto ao JECrim, que é a antecipação da pena na forma de multa ou prestação de serviços comunitários. Numa segunda autuação, ele perde esse direito e irá responder a processo criminal, podendo ser detido. O Promotor de Justiça Márcio Almeida explica como se dá a ação do Ministério Público (MP) na operação. “Havia a necessidade de se fazer esse trabalho. Não adianta a polícia fazer a parte dela, a Prefeitura dar cobertura, chegar ao Judiciário e o MP não entender que é uma contravenção e arquivar. Nossa atuação tem sido a de dar o respaldo necessário, em juízo, quando a autuação chega aqui. Mas eu já estou querendo ampliar a ação do MP, indo às ruas acompanhar as ações policiais, já com foco no processo em que aquilo irá se transformar. É muito diferente quando a polícia atua sozinha e quando ela tem ao lado a Seop e o MP, para dar a visão processual da coisa”, esclarece.
Almeida explica ainda que a experiência tem dado certo. “Não é uma particularidade nossa, mas do Rio como um todo. Então, a ideia é encaminhar a nossa chefia como um projeto de trabalho do MP e levar a operação aos demais Juizados de outras Comarcas. Se for bem aceita e se tornar um projeto institucional, acho que a gente pode ter um resultado mais efetivo, ampliando para o município. A mentalidade de não reprimir os pequenos delitos é muito ruim, porque há uma gama de violência e outros delitos por traz dessas ações”, comenta.
De acordo com o JECrim, 60 a 70% dos envolvidos não comparecem às audiências. Nesse caso, o Promotor deve oferecer a denúncia e dar início ao processo criminal da forma tradicional. Na audiência preliminar, o Juizado tem a oportunidade de oferecer uma aplicação antecipada da pena, que seria de serviços comunitários. “De alguma forma, nessa hora as pessoas podem sentir-se estimuladas a trabalhar naquele tipo de atividade. No entanto, se não comparecem às audiências, então não há a chance de oferecer a transação penal e nós fazemos a denúncia. No final, o resultado é a pena que a própria lei prevê: multa ou prestação de serviços à comunidade. É ruim porque a pessoa fica com um processo na folha de antecedentes”, lamenta. O que acontece com as pessoas recolhidas
Os moradores de rua são encaminhados aos abrigos públicos. Lá eles têm atendimento especial, com direito a higiene, roupas e alimentação e aconselhamento com a assistente social. A ideia é para tentar recuperar a dignidade daquela pessoa, já que muitas vezes eles estão nas ruas por falta de opção. A questão dos menores mostra a desassistência dos pais, seja em função do trabalho ou por negligência. Quando os menores residem no bairro, são encaminhados ao Conselho Tutelar, se não tiverem cometido infrações. O Conselho encaminha aos pais e toma as medidas legais cabíveis. Se o menor tiver cometido algum delito, ele é encaminhado à delegacia, é feito um termo circunstanciado e os pais têm de ir buscá-lo, se responsabilizando por ele. Não sendo possível encaminhá-los aos pais, o menor é levado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Os ambulantes são qualificados no artigo nº 47 da Lei de Contravenção Penal (Exercício Ilegal de Atividade Econômica), tendo em vista que a Prefeitura regulariza a profissão de ambulante. Como eles estão à margem dessa regularização, os vendedores são enquadrados. Os que fazem malabarismos nos sinais e os que insistem em lavar os pára-brisas são qualificados no artigo nº 65 da Lei de Contravenção Penal, por perturbação do sossego. Eles serão autuados uma primeira vez, encaminhados ao Judiciário e serão beneficiados pela Lei 9.099, pagando multa ou prestando serviço alternativo à comunidade. É oferecida essa opção para que eles não venham a cumprir a pena. Havendo reincidência, a pessoa é conduzida novamente à delegacia e, num terceiro momento, o Judiciário toma atitude diferenciada em relação a ela. Como denunciar A população pode colaborar com a Operação “Via Legal”, denunciando os pontos de distribuição irregular de propaganda, mendicância e perturbação da ordem pública por meio da Ouvidoria do Ministério Público, no telefone 127, ou no site www.mp.rj.gov.br. A comunidade agradece.
FONTE: AIB

MORADORES DO PERÓ, CONCHAS E OGIVA COBRAM MAIS SEGURANÇA


Foto de Ernesto Galiotto

MORADORES DO PERÓ, CONCHAS E
OGIVA COBRAM MAIS SEGURANÇA
Moradores, veranistas, hoteleiros e comerciantes de um dos mais importantes balneários do Estado do Rio querem mais segurança. Preocupados com os costanttes assaltos e furtos que ocorreram nos últimos cinco meses no Peró, Conchas e Ogiva, em Cabo Frio, a comunidade se reuniu as autoridades responsáveis pela segurança para pedir mais policiamento ostensivo no balneário e melhor altendimento na delegacia de Cabo Frio, que ainda está na era da máquina de escrever
Foram convidados o comandante do 25º BPM, coronel Hugo Freire, os delegados de Cabo Frio e o Chefe da Guarda Municipal, coronel Gilson da Costa. A convocação foi feita pelo Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, acionado pela Associação de Moradores e Amigos do Peró (AMAP):
-- Nós cobramos das autoriades uma solução para os problemas de violência que passaram a preocupar todos aqueles que moram, trabalham ou fazem turismo ou veraneio no Peró. Nós estamos para receber o resort mais luxuoso do Brasil e estão esquecidos pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal -- afirmou o presidente da AMAP, José Antonio Odilon da Silva.
Segundo o líder comunitário, as estatísticas policiais não refletem o clima de insegurança no balneário porque poucas vítimas vão à delegacia de Cabo Frio registrar os crimes. Alegam que o atendimento na delegacia é ruim e que a Polícia Civil nada faz para esclarecer os crimes.
-- Nós precisamos de um DPO no Peró. Apesar de estarmos a cinco quilômetros do Centro de Cabo Frio e da sede do 25º BPM, o comando do policiamento no balneário fica em Jardim Esperança e a unidade mais próxima do Batalhão Florestal fica em Praia Seca, em Araruama. Vamos cobrar também mais atuação da Guarda Municipal, necessária para o policiamento de trânsito e controle urbano -- acrescentou José Antonio.
No último feriadão, cinco quiosques da Praia do Peró foram arrombados. Já são inúmeros os casos de furtos e roubos na praia, na Praça do Moinho e nos Shoppings, além de furtos nas casas de veraneio. A PM garante que policiais em dois carros fazem o policiamento no local, mas ninguém vê os veículos. No último sábado, houve um tiroteio na Rua do Moinho após um assalto a um estabelecimento comercial.
-- O Peró sempre foi um paraíso. Não estamos acostumados com esta onda de violência, que é recente. Tememos que o problema se agrave na alta temporada. Os marginais que praticam os crimes são de outras cidades e estão atuando aqui exclusivamente porque o balneário não conta com policiamento -- disse o presidente da AMAP.
Em novembro, a AMAP vai convocar outra reunião com a Secretaria de Turismo e com representantes do Departamento de Eventos da Prefeitura de Cabo Frio:
-- No réveillon passado tivemos uma queima de fogo pífia e no carnaval não tivemos nenhum apoio do poder público. Um bloco carioca que se apresentava na Praça do Moinho, com grande sucesso, deixou de vir por falta de estrutura e segurança. Queremos uma programação de eventos para o Peró -- concluiu José Antonio