LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

8 de julho de 2010

NEISE MARÇAL - CAMINHOS DE REPORTAGEM











As enchentes em Alagoas e Pernambuco que ocorreram durante o mês de junho de 2010 ao longo dos rios Mundaú e Canhoto, haja vista, o evento da COPA, pode-se dizer passaram desapercebidas e não foi possível tomar conhecimento, em detalhes, da grande catastrofe
Mais de 30 municípios dos dois estados declararam situação de emergência e mais de 80 mil foram desabrigados.
Na data de hoje, 09 de julho a TV-BRASIL, no programa “Caminhos de Reportagem” a jornalista Neise Marçal, que viajou até o local, realizou um documentário mostrando, com imagens impressionantes, infelismente, cenários de destruição, entrevistas e entre tantos desastres a solidariedade das pessoas.
Acredito que o assoreamento dos rios pelo uso indevido das suas margens, o estreitamento das calhas dos estuários por conta da expansão imobiliária, o aterro dos ‘braços de marés’ e a ausência de saneamento básico - que permite que os detritos sejam lançados diretamente nos rios e canais, tenham sido os causadores de tão grande tragédia.
Mais uma vez, insisto que a falta de um programa específico de educação ambiental se torna imprescindível, se não para evitar ou, quem sabe, amenizar eventos desta natureza.
O evento teve repercussão internacional e doações, além do Brasil, chegam de muitos países.
Na reportagem, a jornalista Neise Marçal, mostrou que a perseverança e a fé dos nordestinos é inabálavel pois apesar de perderem tudo muitos declararam que faz parte da vida: subir, descer, ganhar, perder e que tudo pode ser reconstruído.
Foto 1 - jornalista Neise Marçal
Fotos: Retiradas do Programa “Caminhos de Reportagem”

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANOAS HAVAIANAS EM CABO FRIO



Nos dias 24 e 25 de julho, a Praia do Forte, em Cabo Frio, se enfeita de flores e volta ao passado para reviver a civilização polinésia. É que uma das mais belas praias do Brasil vai receber a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas, evento que pretende reunir na cidade 300 atletas de todo o país.

O evento conta com a organização da Tropic Produções e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria de Turismo. O campeonato é composto por disputas nas categorias OC1 (individual), OC2 (dupla), OC6 (Estreante, Máster, Sênior Máster, Masculina Open e Feminina Open), com trajetos que variam de 5 a 15 quilômetros.

As inscrições para atletas de todo o Brasil ainda estão abertas. Mais informações sobre o campeonato e inscrições no site: www.canoashavaianas.com.br/2010.



Abaixo a programação do evento:

Sábado – dia 24/07

8h – OC2 Mista - 5Km

9h – OC1 Feminina / OC2 Masculina - 5Km

10h – OC6 Estreante / OC6 Máster / OC6 Senior Máster - 5Km

11h – OC1 Masculina / OC2 Feminina - 5Km



Domingo – dia 25/07
9h – OC6 Feminina Open – 15 Km

16h - Premiação

LAR ESPERANÇA - ARTE E SOLIDARIEDADE


Dia 9/7/2010 o Lar Esperança vai realizar o BAZARTE, iniciando uma série de encontros de Arte e Solidariedade, em um “bazar” diversificado com clima de festa julina em sua estréia.
Teremos nesse encontro:
Lançamento do site: www.laresperanca.org
Lançamento do Selo Social: “Lar Esperança” (que será usado na produção de arte das oficinas de capacitação oferecidas pela instituição).
Exposição e venda de produtos feitos pelos assistidos da Entidade (Decoupage, eças de arte)
Venda de "novos e usados” (móveis, vestuário, livros...)
Música ao Vivo: Christiano Guerra
Exposição de Pintura: Karina Zanelli, Felipe Fessal, Ivan Cruz e Yuri Vasconcellos
Venda de deliciosos caldos e petiscos.
(Se você tiver alguma roupa, sapato, bolsa, etc. que queira doar para o BAZARTE é só nos ligar que iremos pegar- (22) 2644 9007 )
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS VOCÊS!!!
Dia 9 de julho, das 17h às 24h, com entrada franca na sede do Lar Esperança - Rua: Antônio Duarte Guimarães, 20 (rua ao lado do Hotel Joalpa) Braga - Cabo Frio - (22) 2644-9007

ANTIGO QUILOMBO NA SERRA DO MAR - CASIMIRO DE ABREU










Documentário revela existência de antigo quilombo na Serra do Mar

Pequena localidade de Casimiro de Abreu já foi habitada por escravos refugiados

Um tema surpreendente e uma idéia ousada. Estes foram os dois motivos que levaram à produção de um filme sobre a origem de uma localidade da serra do mar, no Rio de Janeiro: Quilombo, no município de Casimiro de Abreu. Com o mesmo nome de um drama de 1984, do cineasta Cacá Diegues, o documentário também aborda a temática quilombola e registra a passagem histórica da colonização suíça e alemã no interior do Estado.
Em seus estudos, a historiadora Renata Lima mostra indícios de que o lugar, onde atualmente residem apenas brancos com olhos claros, foi um refúgio de escravos, denominados quilombolas. Outras características visíveis até hoje denotam que o local era realmente um quilombo: o difícil acesso, com uma subida íngreme (que até pouco tempo só podia ser feita com veículo tracionado), altitude aproximada de 750 m (o que permite uma ampla visão de toda a área), e vestígios de uma agricultura secular, entre outras.
Tudo começou com uma pesquisa de cinco anos que virou monografia de graduação da historiadora. Ela conta que ficou curiosa ao perceber que na localidade só existiam “loiros de olhos azuis”. Foi então que das buscas na Biblioteca Nacional, no Centro de Memórias de Nova Friburgo e a aquisição de alguns materiais sobre a colonização suíça e alemã na região, cedidos pelo historiador Martin Nicolin, surgiu a monografia, a qual em 2008, se transformou no curta-metragem documentário, “Quilombo”, financiado pela Fundação Cultural Casimiro de Abreu, com apoio da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O filme de 16 minutos, dirigido pela jovem cineasta Nina Tedesco, traz depoimentos de moradores da região, pesquisadores e professores. Um dos protagonistas do documentário é Alci da Silva, de 89 anos, mais conhecido como “seu Cicí”. Ele é membro da última família de negros que viveu na localidade serrana casimirense, mas que foi expulsa por descendentes de colonizadores suíços, há aproximadamente 40 anos.
Origem histórica - As pesquisas revelam que o confronto entre suíços e quilombolas data de 1823. Renata Lima lembra ainda que os descendentes de colonizadores chegaram a cogitar a troca do nome da localidade por “Nova Suíça”, mas exitaram por acreditarem que as pessoas teriam muitas dificuldades em localizar o “Quilombo”, já que era um nome centenário.
Há registros de que existiram quilombos em diversas regiões do Brasil. Muitas das terras que serviram de refúgio para escravos, negros e mestiços fugidos se transformaram em remanescentes de quilombo, os quilombolas, que atualmente ultrapassam 800 comunidades reconhecidas e tituladas pelo governo federal. Originalmente longínquos, hoje próximos ou engolidos pelos centros urbanos, as comunidades quilombolas disputam a ocupação das suas próprias terras para garantir a sua reprodução física, social, econômica e cultural.
Projeção internacional - Lançado no dia da celebração da Lei Áurea, 13 maio, na Sala Popular de Cinema Humberto Mauro, em Casimiro de Abreu, “Quilombo” permanece em cartaz até o final de maio, de quarta a sábado, às 19h, sempre antes da exibição de um longa. A entrada é franca.
No próximo mês o curta entrará em cartaz nos cinemas da Uni-Rio e da UFF. A equipe de produção tem planos de ganhar as salas do exterior. Por isto já traduziram o documentário para o francês, inglês e português para deficientes auditivos.
Uma outra meta para a historiadora Renata Lima para consolidar o registro do quilombo serrano é fazer escavações na localidade. Isto será possível tão logo o Museu Nacional obtenha autorização para o trabalho de campo da mestranda em Arqueologia. Renata pretende transformar este estudo em uma tese de doutorado.
Mais informações sobre o filme: curtaquilombo@gmail.com


foto 1 - A área da Cachoeira da Fumaça é um local onde existem vestígios da civilização escrava

Foto 2 - Seu Cicí, remanescente de Quilombo, durante um depoimento
Foto 3 - Ruínas de um cemitério na Serra do Mar, em Cachoeiros de Macaé, datado do século XIX, o mesmo da existência dos quilombos da região

TEDI RECEBEU HOMENAGENS


Desbravadores prestam homenagem à prefeita Tedi

Cerca de quatro mil e cem desbravadores participaram do camporee “heróis que brilham”, no Parque de Exposições Agropecuárias de Papucaia, município de Cachoeiras de Macacu. O “cariocão” reuniu os desbravadores das três associações do estado do Rio de Janeiro. O clube Fibra considerado pioneiro prestou uma homenagem simbólica a prefeita de Conceição de Macabu Lídia Mercedes – a Tedi.

Durante cinco dias o parque se transformou na cidade dos heróis desbravadores. Com o objetivo de desenvolver o espírito de cooperação, diversas atividades foram realizadas. A responsabilidade ambiental dos desbravadores também foi um ponto alto. Cerca de 500 mudas de arvores foram usadas no reflorestamento das margens do Rio Macacu.

Aproximadamente 20 mil folhetos sobre dengue e os perigos do caramujo africano foram distribuídos para a população. Segundo a Diretora Associada Elvia Maria Couto dos Santos, a homenagem feita à prefeita foi em prol do apoio e incentivo que a gestão pública municipal prestou aos jovens desbravadores durante os dias que estiveram fora representando o município.

Formando cidadãos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem tido um papel importante na sociedade macabuense. Composto por meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião, os encontros na igreja, acontecem sempre uma vez por semana e ensinam a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. “Em Macabu somos em pouco mais de 60 membros”, contou Elvia.

Sempre vibrando com atividades ao ar livre, os desbravadores admitem gostar de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sempre trabalhando em equipe e procurando serem úteis à comunidade. “Em tudo que fazem procuram desenvolver o amor a Deus e à Pátria. Sou muito grata pela homenagem e receber vocês no gabinete é uma felicidade”, disse Tedi.

A cerca de 25 anos em Macabu. Como um programa oficial da Igreja Adventista, meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar do movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil, incentivou Elvia.

A BOLA AGORA É OUTRA - A BOLA DA POLÍTICA

Frase da semana
"Agora a bola rola na campanha, sem a bela fantasia do futebol."

(Chico Alencar, à coluna de Ilimar Franco em O Globo (4/6), sobre a eliminação do Brasil na Copa do Mundo).

JARDINS SUSPENSOS EM MACABU É UM SUCESSO



Macabu tem versão própria de jardins suspensos

Muito legal esse “jardim suspenso”. Bela iniciativa da prefeitura de ter algo tão legal em nossa cidade, opinou a estudante Laís Cardim, 17 anos. Esta semana os moradores em Conceição de Macabu passaram a conviver com uma paisagem diferente. A prefeitura criou no colocou através da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Guarda Municipal e da Defesa Civil, seis jardins suspensos na rua destinada a recreação. Segundo Gerusa Barbosa – a AÚ paisagista como é conhecida, a decoração foi toda feita com flores natural.

Plantas como epígrafe, cinerária, palmeira fênix e clorofito decoraram os jardins suspensos, atraindo o olhar de curiosos. “Esta lindo, diferente e deu mais vida a rua. Antes passávamos aqui e víamos uns cones e cordas de isolamento. Esses jardins deram vida ao local. Já vi até gente fazendo foto na frente do jardim. A prefeitura esta de parabéns por mais esta ação que veio para ajudar na beleza local”, disse a dona de casa Maria das Dores.

No espaço plantas nativas. O cruzamento da Avenida Victor Sence com a Praça José Bonifácio Tassara, os jardins suspensos agregaram plantas raras como alternanta, gracena tricolor, mini-iquiconia, fico, lantana e muitas outras. “Nossa idéia é colocar mais alguns nessa área que corresponde o espaço dedicado ao lazer. Aqui as crianças vão poder brincar em sintonia com paz”, ressaltou Gerusa.

Aprovado pela opinião publica, o jardim chama a atenção de quem passa no local. “Pensamos na biodiversidade. Pássaros, borboletas e abelhas precisam de recantos e os jardins suspensos serão a extensão disso tudo”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Aquino – o Zezé. A idéia de jardins suspensos entrou para a história por causa do rei Nabucodonosor, da Mesopotâmia. No século 7 a.C. ele ordenou a construção de jardins suspensos na cidade de Babilônia.

Construídos às margens do Rio Eufrates, os jardins suspensos eram considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. Se depender da auxiliar de serviços gerais, Gracinha dos Anjos, 25 anos - os jardins ficam na rua por muitos e muitos anos. “Esta lindo mesmo. Nossa cidade esta muito bem cuidada. To gostando ver. Tudo pintadinho, conservado – esta de parabéns”, disse.

DESABAFO DE UM ELEITOR!

"Ué, pra que fazer promessa!! Pensei que o Brasil já havia alcançado o Nirvana na Era Lulla, pensei que já éramos a Alemanha dos trópicos.
Não precisa prometer nada, companheira Dilma. Vou votar em Vsa. Sra. de qualquer jeito, porque minha vida mudou muito nesses 8 anos de PT. Vejo até neve lá fora, logo mais vou comer uma sopa de chucrutes e embarcar no meu trem para Dusseldorfsburgo, que chegará pontualmente às 12 e 46, porque os trens aqui são sempre pontuais.
Nesse final de semana, vou tirar uns dias aqui na vizinha subdesenvolvida Argentina e dar alguns trocos pros hermanos indigentes, que não imitaram nosso milagre econômico e são como uma Romênia, a prima pobre do gigante sulamericano.
Mais pro final do ano, pretendo tirar uns dias no Rio de Janeiro, nossa Los Angeles tupiniquim, que não sofre mais com balas perdidas, que não tem mais favelas, somente mansões de 5 milhões de dólares incrustadas nos morros, e que não tem nenhum engarrafamento.
O Brasil já é outro, Dilma! Obrigado! "
Recebido de um leitor que não se identificou.....

JARDIM ESPERANÇA TERÁ ESPAÇO CULTURAL

O secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia, e mais alguns membros da equipe da Secretaria de Cultura, estiveram com a presidente da Associação de Moradores do Jardim Esperança, Silvana Braga, e o subprefeito de lá, Carlos Augusto, para discutirem a ideia de criar um Espaço Cultural no bairro, que funcionará em uma sala na subprefeitura e abrigará exposições de artes em geral:
- Este será um pólo da Secretaria de Cultura no Jardim Esperança. Temos a sala e o apoio da Associação e da subprefeitura. Este espaço será importante para valorizar e estabelecer uma relação mais estreita entre o artista local e a Secretaria de Cultura. Pretendemos inaugurar o espaço na segunda quinzena de agosto – diz o secretário José Correia.
Para escolher o nome da sala, será colocada, na próxima semana, uma urna em frente à subprefeitura, incentivando a participação da comunidade, que poderá sugerir nomes. Escolas que atendam alunos a partir da 8ª série também poderão participar, colocando suas sugestões
.

BANDAS DE CABO FRIO SÃO DESTAQUES EM EVENTO EM ARARUAMA







Neste sábado, dia 10, acontece em Araruama o II Rock Fusion. O evento traz bandas de sete cidades do Estado do Rio em uma verdadeira fusão entre as mais variadas tribos do Rock: do Hardcore e Punk Rock ao Heavy Metal e Gothic Metal, do Hard’n’Heavy ao Rock Alternativo.
Entre doze bandas do Rock Fusion, destaque para três bandas de Cabo Frio: Enigmatah, Primícia e Helgrid, que através de estúdios, shows e divulgação pela Internet estão dando um novo formato ao rock regional.
- Promover a rotatividade de shows nas cidades da Região é permitir que o Rock viva entre os jovens. A união entre bandas e tribos fortalece esta idéia, destacou Thuany Motta, vocalista da Primícia.
Segundo o guitarrista da banda Helgrid, Danilo Perrote, o nível do cenário do Rock na região está melhorando e vôos mais altos podem ser dados por bandas que o compõe.
- Vejo uma cena crescendo cada vez mais, com maior variedade de estilos e com potencial para chegar em algum lugar nesse ramo "difícil" de se viver. Ultimamente tenho visto muito mais bandas boas do que ruins por aí (no underground). Isso é um bom sinal do crescimento da música, da cultura e do pensamento da região. Vejo, num futuro próximo alguma banda, daqui da área, realizando esse sonho que todos nós temos: viver de música, disse Perrote.
Além das cabofrienses, Pride HC, Sound of Night e Alt F3 de Araruama; Garotos de Programa e Non Sense do Rio; Left Hand de Casimiro de Abreu; Magnetron de Rio Bonito; The Drinks de São Pedro da Aldeia; e L.O.K.O. de São Gonçalo fecham a programação.
- Dentro da Enigmatah podemos dizer que cada integrante curte um estilo de som diferente, com sua própria influência. É algo meio mesclado, mas que o público adora, finalizou Luis Freitas, guitarrista da banda de Cabo Frio, que já é uma das mais conceituadas bandas de Metal Gótico do Sudeste.
Os shows acontecem a partir das 19h no Hotel Ver a Vista, no bairro Alto da Boa Vista. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 5 no Studio Music (Lagoa Shopping) e no WAudio (prédio da Politécnica). Na hora, bilheteria do evento, o ingresso custa R$ 10. Também deve ser levado um quilo de alimento não perecível por participante que será doado a instituições de assistência social da cidade.