LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

8 de fevereiro de 2010

LIXEIRAS - CUIDE DELAS! AFINAL ESTE BEM TAMBÉM LHE PERTENCE!




























L I X E I R A S!
VAMOS CONTRIBUIR COM A LIMPEZA DE TAMOIOS!
Basta você percorrer um pequeno trecho, algumas ruas em UNAMAR para constatar que cumprindo uma de suas obrigações junto a comunidade e zelando pelo bem estar de todos, não faltam LIXEIRAS em diversos locais, colocadas pela Subprefeitura de TAMOIOS.
Em alguns trechos observei também que os comerciantes, moradores e passantes não consideram as LIXEIRAS um bem de sua propriedade, pois indiferentes não dão a mínima se elas estão no local que deveriam estar, ou não.
Muitas, por que não dizer a maioria, novas, estão jogadas: a caçamba aqui e a tampa acolá .Por longo tempo observando as pessoas constatei que pouco estão ligando se elas estão devidamente afixadas no poste ou não.
É complicado! Se não tem LIXEIRAS reclamam. Se são colocadas pela Subprefeitura não zelam pelas mesmas.
É fácil só reclamar dos serviços prestados pela Prefeitura mas falta também por falta do usuário, do cidadão, da população, consciência de que este bem é pago com o dinheiro de seu imposto e que todos deveriam zelar e cuidar das LIXEIRAS.
Estamos no CLASSITAMOIOS, através do Projeto TOCHAVERDE iniciando diversas atividades e movimentos para que se possamos ter uma TAMOIOS mais limpa, mais bonita e ser um orgulho para os moradores e para os visitantes.

Mas, uma andorinha só não faz verão, é preciso que as pessoas se sensibilizem e mudem seus hábitos, como por exemplo, o de jogar lixo no chão, derrubar árvores e fazer queimadas, ateando fogo em lixo na porta de sua casa achando que tem este direito.
No dia 04 de fevereiro algum irresponsável ateou fogo em um lote vázio na Rua D e o fogo tomou proporções incrivéis, a fumaça tapou toda a visão das pessoas asfixiando e a sujeira foi absurda em todas as casas. Um cão da casa ao lado foi salvo por moradores pois seus donos não estavam em casa e a fumaça ia matá-lo.
Temos que dá um basta nestas ocorrências pois coisa pior poderá vir a acontecer. Lembre-se TAMOIOS que querem antecipar também não tem CORPO DE BOMBEIROS...aliás tocando neste assunto, bem que poderiam primeiro lutar por esta providência!

HISTÓRIA DA SALA CHICO TABIBUIA - TAMOIOS - CABO FRIO


História da Sala Chico Tabibuia
A Sala Chico Tabibuia faz parte do Projeto Tamoios Cultura Viva implementado pela Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio no intuito de promover o resgate do artista popular local e sua valorização. O espaço da cultura já existe há aproximadamente 6 anos, porém não possuía um nome definido. Com o falecimento de Chico Tabibuia, os artistas e a secretaria cogitaram o nome do escultor para dar nome ao espaço. Ao completar 2 anos de seu falecimento é inaugurada então a Sala Chico Tabibuia em 15 de maio de 2009.
Desde de sua inauguração a sala tem sido palco de várias manifestações artísticas, tais como: apresentação de peças teatrais, noites literárias, exposições de quadros e esculturas, homenagem a artista local, apresentação musical, apresentação de dança com as participações de academias da região, apresentação de filmes com direito a pipoca, capoeira, vista de escolas da localidade, realização do Pré Fórum de Cultura de Cabo Frio.


Biografia do Artista Chico Tabibuia
Francisco Morais da Silva, conhecido como Chico Tabibuia, nascido no município de Silva Jardim na fazenda de Maratuan em Aldeia Velha, a margem direita do Rio do mesmo nome, em cuja a margem esquerda está o município de Casimiro de Abreu, onde foi registrado aos 36 anos de idade. Viveu até o final de seus dias em Tamoios 2º Distrito de Cabo Frio, dedicava-se única e exclusivamente a suas esculturas de cunho erótico e religioso. Teve seu nome reconhecido internacionalmente, depois de participar de exposições em importantes salões representando a Arte Popular Afrobrasileira, como a I Bienal de Escultura ao Ar Livre do Rio de Janeiro inaugurada em 1988, participando com obras simbólicas com expressão de fertilidade de aproximadamente 3 metros de altura. No Brasil participou de exposições em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro (Cabo Frio e Casimiro de Abreu). No exterior participou de exposições na França, Moçambique, Angola entre outros. O sucesso de suas exposições acrescentou-lhe importantes comentários em jornais e noticiários na TV Globo. A fotografia de uma de suas esculturas compôs o catálogo da Exposição de Arte Popular Brasileira no Grand Parlais em París. Vários livros foram lançados fazendo menção ao trabalho desse artista, inclusive o livro intitulado A Escultura Mágico-Erótica de Chico Tabibuia escrito pelo engenheiro e museólogo, professor da UERJ e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do Rio de Janeiro – Paulo Pardal. O livro recebeu comentários de várias personalidades como Dra. Nise da Silveira, Carlos Drummond de Andrade e Lélia Coelho Fróes.
Apesar de toda essa trajetória o artista popular Chico Tabibuia faleceu pobre e esquecido no dia 13 de maio de 2007 as 6 hora da manhã no pronto socorro de Cabo Frio aos 71 anos, vítima de infarto. O corpo foi sepultado no cemitério de Palmital em Barra de São João.
Bibi Fernandes
Artista Plástica e Divulgadora da Cultura do CLASSITAMOIOS

BIBI FERNANDES ARTISTA PLÁSTICA LUTA PELA CULTURA EM TAMOIOS




Bibi Fernandes é artista plástica, formada em turismo pela Universidade Veiga de Almeida, membro da ALeART – Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos.


Atualmente é Representante Cultural de Tamoios e Coordenadora da Sala Chico Tabibuia. Ministrou aulas de pintura e artesanato em Tamoios por 10 anos, tendo passado por seu atelier aproximadamente 80 alunos, o que lhe conferiu a condecoração de Comendadora Grande Mestre pela ABD – Academia Brasileira de Desenho e Artes Visuais, pelo trabalho desenvolvido como professora e pelos serviços prestados a cultura.

Participou de várias exposições ao longo de 22 anos como artista, tendo seus trabalhos reconhecidos e premiados em vários salões de artes com medalhas de ouro, prata, bronze, menção honrosa e destaque de melhor obra do salão.
A artista possui trabalhos em todo o Brasil, na Alemanha, Estados Unidos e Japão.
Bibi Fernandes a partir desta data, assinará a nossa página dedicada a CULTURA e tem a função de divulgar no Blog do Jornal TOCHA, Esporte, Cultura e Meio Ambiente e também na página do CLASSITAMOIOS todas as atividades culturais da cidade, bem como, divulgar a dança, o teatro e entrevistar artistas de todas as modalidades, colocando, evidentemente, a CULTURA E OS ARTISTAS DE TAMOIOS NO MERECIDO LUGAR.