LIGA DAS FLORESTAS

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe

O gelo do Ártico, do qual todos nós dependemos, está desaparecendo. Rápido. Nos últimos 30 anos, pe
Para salvar o Ártico temos que agir hoje. Assine agora - www.salveoartico.org.br

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU

VISITE BARRA DE SÃO JOÃO - CASIMIRO DE ABREU
VOCÊ ESTARÁ EM CONTATO COM A NATUREZA: RIO - ÁRVORES - MANGUEZAL E BELISSÍMOS PASSEIOS (SUBINDO O RIO)

LUGAR DE LIXO É NO SACO!

LUGAR DE LIXO É NO SACO!
PROJETO DE DEYSE CRUZ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES COM O PALHAÇO TOCHINHA- INFORMAÇÕES (22) 2646 3062

MINHA FILHA MARIA VERONICA

MINHA FILHA MARIA VERONICA
Foto tirada pelo Jornal O FLUMINENSE para uma reportagem

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO

AJUDE A MANTER AS ÁRVORES, ANTES DE DERRUBÁ-LAS PARA CRIAR UMA NOVA RUA PENSE SE EXISTE OUTRA OPÇÃO
SEU CAMINHO SERÁ MUITO MAIS BONITO!

ASSINE PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR

ASSINE  PETIÇÃO NO SITE:WWW.NAOFOIACIDENTE.COM.BR
PRECISAMOS DE 1.300.000 ASSINATURAS - PUBLIQUE EM SEU BLOG E ENVIE POR E-MAIL

AME A NATUREZA!

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

DEYSE CRUZ - FUNDADORA DO JORNAL TOCHA - ESPORTE, CULTURA E MEIO AMBIENTE

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!

APRENDA UM IDIOMA! AINDA DÁ TEMPO!
MY CLASS - A ESCOLA QUE VAI ATÉ VOCÊ!- (21) 3025 0300/fax: (21) 2288 9243 -celular (21) 8772 4948 - contato@myclassidiomas.com.br - www.myclassidiomas.com.br

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU EM FRIBURGO

SATURNO - NOSSO CAVALO MUITO ESPECIAL- ELE ATENDE PELO NOME, DESAPARECEU  EM FRIBURGO
QUEM TIVER NOTICIAS, POR FAVOR AVISE-NOS - ELE TEM AGORA 7 ANOS

Páginas

19 de maio de 2009

AEROPORTO INTERNACIONAL DE CABO FRIO

Aeroporto Internacional de Cabo Frio terá vôos regulares para a Argentina a partir de setembro
A Prefeitura Municipal de Cabo Frio comemora o início de vôos regulares para a Argentina, resultado de parceria entre o Aeroporto Internacional e a Gol Linhas Aéreas. A empresa passará a fazer vôos de ida e volta todos os domingos, ligando Cabo Frio a Córdoba, na Argentina, a partir do dia 13 de setembro.
A informação é da vice-prefeita de Cabo Frio, Delma Jardim, que visitou o Aeroporto nesta quinta-feira, acompanhado pelo Coordenador de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiente, Ricardo Azevedo. Eles receberam a confirmação dos vôos através do responsável pela administração do Aeroporto Internacional, Jorge Schettini Seabra.
Os vôos regulares ligando Córdoba-Cabo Frio-Córdoba se juntarão aos que já são feitos duas vezes por semana ligando Belo Horizonte e Rio de Janeiro e vôo semanal para Miami, que tem Campinas como ponto de partida.
- Os turistas argentinos que vão chegar à cidade vão se deparar com ótimas instalações fornecidas pelo Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que já gera 40 empregos diretos e conta com funcionários atenciosos e gabaritados para cada – afirma a vice Delma Jardim. Ela se declarou impressionada com a estrutura desenvolvida no aeroporto pela gestão do prefeito Marquinho Mendes.
Além disso, a Coordenadoria de Industria e Comércio de Cabo Frio está na expectativa da conclusão das reformas que estão sendo feitas na área de docas e no galpão coberto, que ganhará mais 20.000 metros quadrados, chegando a um total de 40 mil m² para servir de entreposto.
Esta será a segunda grande expansão na zona de estocagem feita pelo Consórcio Costa do Sol, administradora do aeroporto. Na primeira, a área coberta passou de 500 para 5.000m² e a de docas passou de 10 para 20 mil m² quadrados. A pista, com 2.560 m x 45 m de extensão, é a segunda maior do país. Com toda essa estrutura, o aeroporto se firmou como importante ponto logístico para embarque e desembarque de materiais usados na exploração de petróleo em Campos e Macaé

TAMOIOS - SALA CHICO TABIBUIA FOI INAUGURADA






Foi inaugurada dia 15 de maio, na subprefeitura de Tamoios, a Sala Chico Tabibuia. O evento contou com a presença da filha do escultor, Francisca, da vice- prefeita, Delma Jardim, do subprefeito, Amador Mattos, e do coordenador de Cultura, Guilherme Guaral, além de 30 artistas e agentes culturais de Tamoios.
A sala foi inaugurada com a exposição de duas das esculturas de Chico da Tabibuia: Além dessas peças, 11 quadros de artistas locais fazem parte da exposição que ficará durante todo o mês no novo espaço cultural.
Durante a solenidade, na qual também esteve presente o coordenador de Cultura de Búzios, Michelângelo Cortes, a curadora da exposição e pesquisadora da vida de Chico Tabibuia, Bibi Fernandes, citou a importância do artista e seu reconhecimento em grandes capitais brasileiras, como São Paulo e Brasília, e no exterior: “Que esta sala sirva de exemplo para todos os artistas que estão aqui”, disse ela, apresentando a todos a filha do escultor, Francisca, que, bastante emocionada, agradeceu a homenagem a Chico. Bibi também entregou ao acervo a pesquisa feita por ela sobre a vida do escultor e um livro falando sobre a forma de esculpir de Tabibuia.
O subprefeito de Tamoios, destacou a importância da sala para “mostrar a identidade dos artistas locais” e deixou claro que, após a inauguração do Ginásio Poliesportivo, outro espaço especial será dedicado a esses profissionais. O coordenador de Cultura, Guilherme Guaral, falou sobre a importância da Sala Chico Tabibuia para a cultura de todo o município: “a simplicidade e a humildade são capazes de gerar grandes gestos. Esse momento é de consistência e essa sala é dedicada a todos os artistas de Tamoios. Por isso, propomos que, a partir desta noite, todos se comprometam a promover as atividades previstas para todas as sextas-feiras seguintes”, disse, se referindo às atividades do Tamoios Cultura Viva, projeto que, semanalmente, vai levar ao local atividades culturais diversas. A vice-prefeita Delma Jardim destacou a importância da homenagem a Chico da Tabibuia e elogiou a iniciativa: “Parabenizo a todos por isso. Estou muito feliz de estar aqui”.

Após a cerimônia, foi exibido um documentário, produzido por Carlos Cabral, do Jornal Tamoios, sobre a vida de Chico Tabibuia, No vídeo foram apresentadas as esculturas mais famosas dele, além da última entrevista dada por Chico antes de falecer. Após a apresentação do documentário, a filha de Tabibuia descerrou a placa feita pelo artista Glauco Brasil e que deu nome a mais nova sala de exposições de Cabo Frio. A pintora Clivaneide Kilson, ao final da cerimônia, doou o quadro “Casa de Chico Tabibuia” para o acervo permanente da sala de exposições.

Francisco Moraes da Silva, o Chico Tabibuia, nasceu em Casimiro de Abreu, mas, aos 45 anos, veio morar em Cabo Frio, no distrito de Tamoios. Foi lenhador de 1954 a meados de 1988, quando recebeu a primeira parcela do auxílio concedido pela I Bienal de Escultura do Rio de Janeiro, para o qual foi um dos 20 artistas selecionados, dentre 384 concorrentes Seu apelido, Tabibuia, veio da árvore utilizada na confecção de tamancos e lápis.
Sua obras são definidas como mágico-eróticas e respeitadas e elogiadas por críticos de arte em importantes exposições: coletivas, em Paris e Cali (Colômbia); individuais, no Museu Nacional de Belas Artes, do Rio, em São Paulo, Niterói, Cabo Frio, Barra de São João, Casimiro de Abreu e Barra de São João, Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, um dos primeiros a elogiar, na imprensa, a obra singular de Chico Tabibuia.
Cabo Frio Cultura Viva – Teve início dia 16, na escola municipal Aquiles Barreto, em Porto do Carro, o projeto Cabo Frio Cultura Viva. Durante todo o dia, a comunidade local pôde participar de oficinas culturais diversas, além de shows musicais e a apresentação do filme “O Menino Maluquinho”. As próximas atividades nas escolas estão programadas para o mês de junho.

LBV - PROMOVE CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NA CAPITAL PAULISTA

Educar: Um olhar além do intelecto
LBV promove Congresso Internacional de Educação na capital paulista
Sob o tema “Educar: Um olhar além do intelecto”, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizará, em São Paulo /SP, no dia 29 de junho, das 19 às 22 horas, e nos dias 30 de junho e 1º de julho, das 9 às 18h30, seu 7º Congresso Internacional de Educação. O evento, que ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro), tem o objetivo de contribuir para a formação continuada de professores, estudantes e profissionais da Educação por meio de palestras, mesa-redonda e oficinas pedagógicas, as quais, seguindo a temática do congresso, buscarão trazer à reflexão a importância de aliar a Espiritualidade Ecumênica ao ensino de qualidade para o desenvolvimento integral dos educandos.

Entre os conferencistas convidados estão o professor José Pacheco, da Escola da Ponte, de Portugal; a professora Maria Auxiliadora Seabra Rezende, secretária de Estado da Educação e Cultura do Tocantins e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Kátia Gonçalves Mori, coordenadora de Educação do Instituto Faça Parte; Anna Christina Nascimento, oficial de Projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em São Paulo ; o professor Celso Antunes, membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (reconhecida pela Unesco); a professora Dra. Neide de Aquino Noffs, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção e Atendimento da SaferNet Brasil; e Danilo Parmegiani, representante da LBV nas Nações Unidas. À frente das oficinas estarão o Instituto Alana; o Instituto WCF-Brasil (associado à World Childhood Foundation); a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri); o Sistema Universitário de Ensino; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Susan Bello, arte-educadora e arteterapeuta norte-americana, Ph.D. em Psicologia da Arte e Terapia Expressiva; e docentes do Instituto de Educação da LBV.

O valor da inscrição é de R$ 150,00, inclui almoço e dá direito a participar de quatro oficinas. As opções de pagamento são: cartão de crédito ou de débito; cheque; e depósito bancário (Banco Bradesco, agência 0292-5, C/C 129550-0), cujo comprovante deverá ser enviado pelo fax (11) 3331-4891. Grupos com mais de dez participantes, estudantes e pessoas com idade acima de 60 anos terão desconto de 40%. Para pagamento à vista, serão oferecidos 10% de desconto até 10/6 e 5% de desconto até 20/6. Todos os congressistas receberão certificado de participação no evento.
Outras informações podem ser obtidas pelos tels: (11) 3225-4590 e 3361-6078 ou acessando-se o hotsite www.boavontade.com/pedagogia/congresso.

NOTICIAS DE UNAMAR - CABO FRIO - RJ

Escola Municipal Prof.ª Amélia Ferreira completa 31 anos
A direção da Escola Municipal Professora Amélia Ferreira, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 133, em Unamar, no Segundo Distrito, convida para as atividades em comemoração ao 31.º aniversário da Unidade de Ensino, durante os dias 18, 19 e 20 de maio.
– A programação em comemoração ao aniversário de nossa escola é dedicada aos alunos, mas também é aberta à comunidade. Desta forma colaboramos para a integração entre a família, a escola e a comunidade - ressaltou a professora Jussara Noronha, diretora da unidade de ensino.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 18 de maio: Contação de Histórias
Dia 19 de maio: Sessão Cineminha na Escola com Festival de Pipoca
Dia 20 de maio: Apresentação de Teatro “A Morte de Mane Bufão”; Literatura de Cordel
Amélia Ferreira
Amélia Ferreira, filha de Antônio Ferreira dos Santos e Flávia Louredo, nasceu na cidade de Cabo Frio, em 11/07/1912, viveu a sua infância na Avenida Assunção e, ainda pequena, destacava-se na escola entre as melhores.
Ingressou no magistério por vocação e dedicou quase 50 anos a isso participando do quadro de efetivos da Educação Municipal de Cabo Frio. Foi diretora do Miguel Couto em 1917, diretora do NEC (Núcleo de Educação e Cultura) e professora de Francês, no Ismar Gomes. Interferiu junto ao Prefeito Otime dos Santos (1971) sobre o aproveitamento de casa familiar para transformação em sala de aula, em Unamar, Santo Antônio e Araçá.
Foi casada com um conceituado comerciante, Sr. Abner Gonçalves Gabina. Teve 2 filhos: João Lucas e Antônio José.
Amélia Ferreira era uma liderança na família e entre os amigos.
A professora Amélia Ferreira faleceu com câncer de mama em 03 de novembro 1983.